quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Marketing de Atração


Essa é uma das palavras do momento na internet: “Marketing de Atração”. Uma prática muito comum já nos EUA e na Europa e que começou a tomar mais força em meados de 2008 no Brasil.

Marketing de Atração é simplesmente atrair as pessoas para você. Só que ele possui algumas etapas a serem cumpridas:

-Atração;
-Amizade/Contato;
-Mencionar com o que trabalha e como pode ajudar;

 

ATRAÇÃO

Digamos que você é um professor de inglês e está em busca de alunos particulares. Você então, como forma de atrair as pessoas e tornar-se mais conhecido no seu nicho de mercado e para conseguir fechar vários negócios, oferece um curso de 1 hora no qual a pessoa aprende através das suas técnicas a memorizar 100 palavras de inglês. Você divulga o curso através de meios tradicionais como jornais, panfletos, cartões, boca a boca, entre outros. Esse seminário é 100% gratuito e durante o evento você recolhe o nome, e-mail, telefone e endereço das pessoas inscritas.

Outra forma deoferecer esse curso seria no mundo virtual, onde você poderá oferecer 1 vídeo de 1h de duração, no qual a pessoa aprenderá 100 palavras de inglês. Para isso, você constrói um website (chamamos de página de captura ou receptora) onde as pessoas preenchem um cadastro deixando os seus dados de forma voluntária e então elas recebem por e-mail as instruções para terem acesso ao curso.

Em ambas situações o objetivo é atrair as pessoas dando alguma coisa gratuita e de valor para elas e recolher os dados de contato delas para você formar sua lista de contatos para começar a trabalhar com a mesma. Você verá isso mais a frente.

AMIZADE/CONTATO

De posse dos contatos das pessoas que tiveram acesso ao seu curso, agora você entrará em ação para fazer amizade com essas pessoas e criar um elo de confiança entre vocês.Você já se posicionou como um especialista para as pessoas, agora falta você ser amigo delas. Todos nós tendemos a comprar e consumir alguma coisa das mãos de quem conhecemos, temos simpatia ou confiança, não é mesmo? Então, de posse dos telefones destas pessoas, você irá telefonar para elas. MAS NÃO PARA VENDER! ESQUEÇA ISSO! NÃO SE VENDE NADA POR TELEFONE!

Apresente-se para a pessoa, pergunte se ela gostou ou está gostando ou se teve acesso ao curso que você oferece(eu). Pergunte se ela possui alguma dúvida, ou dificuldades no entendimento e que você está à disposição dela para o que precisar. Depois pergunte qual o motivo dela ter tido interesse no seu curso, e é aí que vem o grande lance! Cale-se neste momento e ouça a resposta dela! Ela vai falar os problemas, as dificuldades ou o interesse maior e o motivo de ter cadastrado-se no seu curso!

Diga então que você está apto a resolver os problemas dela e que caso ela tenha interesse basta entrar em contato com você e então marcarão um dia e horário para falar a respeito disso. Pronto. É só isso que você tem que fazer. Nada de empurrar vendas, forçar fechamentos, usar técnicas hipnóticas, persuasivas e blá, blá,blá. Seja simplesmente autêntico.

MENCIONAR COM O QUE TRABALHA E COMO PODE AJUDAR

Existem várias formas da pessoa saber isso. Uma delas eu citei logo acima, outra forma que você pode usar é, por exemplo, depois do curso em vídeos que ela recebeu por e-mail, você fazer um vídeo falando dos seus serviços e como pode ajudar a resolver as dificuldades das pessoas em aprender inglês. Se for no mundo real, enviar correspondências a respeito dos seus trabalhos, e por aí vai.

Veja bem, você está de posse de uma lista “quente” de pessoas altamente interessadas no que você ofereceu. Tenho certeza de que algumas delas se interessarão em comprar o que você estiver oferecendo. Porém, a sua lista não pode parar. Você deve divulgar esse curso gratuito continuamente para expandir a sua lista, aumentar o número de prospectos para consequentemente aumentar as chances de fechar negócios.

Então, basicamente o Marketing de Atração é isso. Primeiro, mostre às pessoas que você entende do assunto, oferecendo algo gratuito de valor a elas. Depois telefone, entre em contato com essas pessoas, escute-as identifique os problemas e dificuldades delas, e por fim diga como você poderá ajudá-las, sem forçar vendas e fechamentos, sem usar técnicas de persuasão, sendo simplesmente autêntico! As vendas acabarão por chegar depois, com toda a naturalidade…

Ressalto que acima foram dados apenas exemplos. Se você já faz parte de alguma empresa de marketing multinível, analise e aplique essas técnicas que, certamente, você terá muito sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário