quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Como lidar com pessoas negativas

Quem trabalha com o Marketing de Rede enfrenta um problema muito comum nesse tipo de atividade: as pessoas negativas. Como lidar com elas? Qual o real motivo pelo qual elas agem desta maneira? É importante para nosso aprendizado que saibamos como tratar deste assunto.

Um dos grandes problemas que atravessamos,  principalmente no começo do negócio de marketing de rede, é a crítica que recebemos das pessoas que convivem conosco, como familiares e amigos. Em muitos casos isso custa nossos sonhos, pois o negativismo das pessoas, principalmente daquelas que amamos, tem um poder muito grande de afetar nossas decisões.

Trabalhar com marketing de rede é algo naturalmente complexo, mas fica ainda mais difícil quando as pessoas á sua volta não te apóiam, ainda mais se essas pessoas são sua família ou amigos mais próximos. Tenha a certeza que todos enfrentam esse mesmo problema. Mas não fique chateado. Essas pessoas estão preocupadas contigo, gostam de você e é exatamente por isso que elas te tratam assim. Não querem te ver sofrendo nem levando prejuízo. Procure entendê-las.

Algumas atitudes podem ser tomadas para minimizar os impactos dessas críticas sobre nossa vida e nosso negócio, tais como: escolher ser positivo, através de treino diário e persistência. Ao logo do tempo, você cria uma espécie de blindagem contra certos comentários. É motivador também olhar para as histórias de sucesso de outras pessoas.
Tomar responsabilidade pelas coisas que acontecem. Se algo não está bom no negócio, procure estudar, se especializar, deixar de ser amador. Aconselhe-se com quem está a mais tempo atuando, tire dúvidas e perceberá que elas tinham a mesma dificuldade que você. Torne-se mais confiante com isso!.

Saber o que quer da vida. Tenha isso muito claro e mostre às pessoas. Elas acreditarão mais em você se perceberem que está determinado a atingir seus objetivos. No começo é mais complicado mesmo. Mas tenha persistência que chegará lá.

Acreditar em seu negócio e em você. Aposte que dará certo e corra atrás. Se as pessoas estão conseguindo, você também conseguirá.

Ter objetivos a curto, médio e longo prazo. Nada acontece rapidamente. O prazo mínimo para qualquer negócio online é cerca de 90 dias. Tem que trabalhar muito, dedicar muito para conseguir retorno. Não pense que o dinheiro cairá do céu. Você não ficará millhonário da noite para o dia, a menos que ganhe na loteria, claro! Mas fora isso, é preciso muita “ralação”, empenho e dedicação para alcançar as metas.

Não podemos evitar as pessoas negativas, mas podemos conseguir meios de minimizar os efeitos que elas trazem em nossas vidas.  Aos poucos elas perceberão que você está certo. O sucesso pode demorar um pouquinho, mas ele virá, esteja certo disso.

Há uma historinha muito interessante e que se encaixa perfeitamente nesse assunto: houve uma corrida de sapos na floresta. Todos os bichos se reuniram para ver. Foram colocados muitos obstáculos durante o percurso para incentivar os concorrentes a desistirem. Ao longo da corrida muitos sapinhos iam ficando para trás. As pessoas gritavam que eles não iam conseguir e eles, já cansados, acabavam desistindo. Apenas um sapinho continuava firme na corrida. A cada obstáculo, as pessoas gritavam que ele não conseguiria e se surpreendiam quando ele ultrapassava as barreiras. O resultado final foi que esse sapinho foi o único que conseguiu passar a linha de chegada. Houve um reboliço geral na floresta! Todos queriam conhecer esse herói. Quando foram cumprimentá-lo descobriram que ele era surdo. Eles ficaram impressionados! Como ele conseguiu chegar tão longe sendo surdo aos ruídos em volta? A resposta era simples: ele não ouviu as pessoas à sua volta falarem que ele não daria conta! Ele acreditava que poderia chegar à final... e conseguiu!

Então, que nós sejamos como esse sapinho: surdos aos comentários negativos! Surdos às críticas e à mediocridade das pessoas! E o mais importante: que acreditemos que somos capazes!

Um grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário